sábado, 4 de Maio de 2024  01:10
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sapateira Recheada II

Sapateira Recheada II

Verta o vinagre em fio, na boca da sapateira e coza-a em água temperada com sal, a cebola e o louro por 15 a 20 ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-12-2008

Gourmet para recordar


Cantanhede - Marialva Park Hotel recebeu 1.º Bairrada Gourmet

A Associação da Rota da Bairrada e a Enodestinos organizaram, em parceria com a Escola de Hotelaria de Coimbra, o primeiro "Bairrada Gourmet", no Marialva Park Hotel, em Cantanhede, na última sexta-feira, 28 de Novembro. O jantar com a assinatura dos chefs Luís Pinto e Jorge Fernandes juntou num casamento perfeito os melhores vinhos brancos e espumantes da Bairrada, com uma ementa repleta de "surpresa de sabores", que fez desta noite Gourmet um momento para mais tarde recordar.

Uma centena de pessoas aceitou o desafio, "degustando" as várias iguarias, numa noite em que o humor e boa disposição também foram "servidos" pelos actores António Morais e Ana Amaro, da Companhia Experimental de Teatro de Aveiro.

Antes de se iniciar o repasto, José Miguel Menezes, da Comissão Vitivinícola da Bairrada, deu uma breve explicação sobre os vinhos brancos e espumantes que estavam à disposição para serem "degustados" pelos convidados, representando oito produtores da Bairrada (Aliança, Campolargo, Casa do Canto, Caves Solar de São Domingos, Caves Primavera, Luís Pato, Quinta do Encontro e Quinta do Ortigão).

Os futuros profissionais de hotelaria começaram por servir um Finger Food (pequenos appetiseres servidos individulamente) com sete variedades. De seguida, brindaram os convidados com uma entrada de foie-gras com chuntney de manga, tomate e redução de balsâmico; lascas de bacalhau em mousse de marmelada e salada de baldroegas.

O prato de peixe escolhido foi um cherne em lombinhos, com crosta de azeitona, sobre legumes de caldeirada, e um risoto de coentros.

Após um breve intervalo, para troca de ideias sobre os vinhos já degustados, seguiu-se o prato de carne servido com a mesma "disciplina" , um magret de pato sobre pêra aromatizada de canela e migas de queijo fresco, que casou na perfeição com os espumantes bruto.

Reservado para o fim estava um café recheado com bombom, acompanhado de um medronho, que deu o toque final de cor e aroma, lembrando a aguardente que antigamente se produzia na Bairrada e noutras regiões do país.

Um "gourmet" que juntou o vinho e as pessoas, na Bairrada do futuro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®